Folha “denuncia” cobertura sobre A Privataria | Brasilianas.Org

Folha “denuncia” cobertura sobre A Privataria | Brasilianas.Org.

Folha “denuncia” cobertura sobre A Privataria

O fato editorial do ano foi o livro “A Privataria Tucana”, lider de vendas de livros em todo o país e, portanto, fato jornalístico dos mais expressivos. Quem é antijornalista: quem não fala sobre o livro ou quem fala? A Folha não apenas nada deu sobre o livro como proibiu seus colunistas de sequer mencioná-lo em suas colunas. Criou um índex e agora pretende estendê-lo a todas as publicações.

Por esquiber

Da Folha de S. Paulo

Revista ligada ao governo critica PSDB e diz que Serra ‘está morto’

DE SÃO PAULO

Em resenha sobre o livro “A Privataria Tucana”, o site da “Revista de História da Biblioteca Nacional” criticou o PSDB e afirmou que o ex-governador José Serra (PSDB) está “aparentemente morto”.

A biblioteca é vinculada ao Ministério da Cultura. Além de ser patrocinada pelo governo e pela Petrobras, a revista tem o nome da presidente Dilma Rousseff e da ministra Ana de Hollanda no seu expediente.

p>O texto foi ao ar no dia 24 de janeiro. As críticas a Serra foram repercutidas nesta quarta pelo jornal “O Globo”.

O livro, escrito pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr., acusa Serra de receber propinas de empresários que participaram das privatizações conduzidas pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Assinada por um dos repórteres da revista, a resenha diz que o livro joga “uma pá de cal na aura de honestidade de certos tucanos”. Afirma ainda que ele mostra que o “jornalismo está vivo”.

Em nota, a direção do PSDB criticou o texto. “O PSDB, que é o verdadeiro alvo dessa vilania, presa sua história e seus valores. Por isso, continuará combatendo o aparelhamento político-partidário desenfreado do Estado brasileiro e seus efeitos secundários indesejáveis”, diz o presidente da legenda, Sérgio Guerra.

A associação que edita a revista admitiu o erro e pediu desculpas. De acordo com ela, o texto não foi avaliado pelos editores antes de ser publicado.

“O artigo é um posicionamento pessoal do repórter e contraria a linha editorial da revista, que não defende posições político-partidárias”, diz o presidente da Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional, Jean-Louis de Lacerda Soares.

De acordo com ele, a Biblioteca Nacional não tem responsabilidade sobre os textos da revista.

Folha entrou em contato com o Ministério da Cultura, mas ainda não obteve resposta.

Anúncios

Uma resposta para “Folha “denuncia” cobertura sobre A Privataria | Brasilianas.Org

  1. De fato, o livro “A Privataria tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr, conta tudo o que muita gente não sabe sobre as patifaria de Serra em sociedade com Ricardo Sergio. É muito interess

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s